top of page

SONOPLASTIA

A sonoplastia é de suma importância na atividade teatral. O estudo de técnicas, teorias teatrais e principalmente música é fundamental. Quanto às suas tarefas específicas, é necessário que o sonoplasta possua um repertório musical minimamente diversificado, para que possa fazer de sua atividade um instrumento de ampliação do sentimento da cena. Lembrando-se sempre de que as músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve acompanhar o texto passo a passo e estudá-lo também, a fim de desempenhar cada vez mais satisfatoriamente sua tarefa.

 

É muito raro um espetáculo não ter música. Assim, o sonoplasta é o responsável pela criação, pesquisa, gravação, finalização, sonorização e operação dos efeitos sonoros e músicas que o espetáculo necessita. É ele que, com criatividade e técnica, resolve os climas e efeitos propostos durante os ensaios ou rubricados no texto. E mais: o sonoplasta apreende a ideia da concepção da montagem do diretor e participa do processo de criação do espetáculo.

 

Fazer sonoplastia para teatro significa deixar a música penetrar no espetáculo, compor uma criação artística de tal forma que ela entre na cabeça e no coração do público sem que ele se dê conta.

 

A sonoplastia é conhecimento através do som com criatividade, sensibilidade e paixão pela arte.

 

Trechos do texto de Klívio Lima, Sonoplastia (Grupo teatral Carcará)

 

LINK: http://ciacarcara.wordpress.com/2012/11/02/a-sonoplastia-no-teatro/

O programa utilizado por nós é o ONLINE AUDIO CONVERTER que está no site http://online-audio-converter.com, que nos permite cortar, unir e converter o áudio que vamos inserir em nosso espetáculo.

Para nos auxiliar nesse processo de criação sonoro escolhemos o filme “As Aventuras de Peabody e Sherman”, que apresenta uma trilha sonora bem alegre, que nos transmite uma sensação de diversão constante, isto é, presente durante todo o filme. O compositor é Danny Elfman, que também trabalhou nos filmes: Edward Mãos-de-Tesoura, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, A Fantástica Fábrica de Chocolate, O Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver entre outros. A trilha vai nos inspirar na criação da sonoplastia do espetáculo de modo que deixaremos o espetáculo com um tom alegre e engraçado, assim como no filme.

 

A sonoplastia do nosso espetáculo se dará pela presença de músicas constantes e alegres, temáticas (como por exemplo da briga), efeitos de campainha e etc. e por isso segue uma linha estética realista, de modo que em alguns momentos a ficção se misturará com a realidade seja ela nossa ou do espectador.

 

Os sons da nossa peça nos auxilia em nosso principal objetivo: fazer as pessoas sorrirem. Tudo na comédia é aumentado principalmente as ações e reações. E os sons acelerados, constantes, alegres e 'saltitantes' presentes em nosso espetáculo nos ajuda a passar para o público essa idéia de 'exagero'. Além disso, os sons nos auxiliam na criação do espaço dramático, um espaço único e imaginário de cada espectador.

Hudemberg Vasconcelos

  • facebook
  • Instagram Clean

© 2014 por Cia Teatral Expressarte

Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page