
OBRA E AUTOR
Noite de Reis é uma obra de William Shakespeare de comédia e amor ao mesmo tempo.
O título original desta peça, Twelfth Night, refere-se à décima segunda noite depois do Natal; é a noite de 6 de janeiro, Dia de Reis. Na tradição britânica, o Dia de Reis encerra o ciclo de festejos natalinos, e o costume diz que patrões presenteiam empregados, você presenteia o carteiro que lhe traz a correspondência, etc. E divertir-se era a ordem do dia em tempos elizabetanos.
A trama é envolta num triangulo amoroso entre o duque Orsino, este que ama Lady Olívia, esta que se apaixona por, Viola que em dado momento está disfarçada de homem com o nome de Cesário, e esta que se apaixona por Orsino, porém não pode revelar seu amor pois está trabalhando para ele como mensageira ainda disfarçada de Cesário.
Além desse triangulo amoroso que é formado no decorrer da estória ainda há outros conflitos comoo de sir Toby e sua empregada maria pregando peças no Malvólio, este que não sabe se divertir tampouco aceitar a diversão dos outros.
Bruce

Aqui é possível conhecer um pouco de cada autor e seu texto através de um resumo. Estes textos foram escolhidos por cada componente do grupo para criação e apresentação do projeto de cena. E aí, vamos lá?

Muito barulho por nada é uma comédia de autoria de William Shakespeare, que tem como cenário a cidade de Messina (Sicília), tendo sua primeira apresentação em 1598/1599. É considerado um dos textos mais hilariantes de Shakespeare. A trama gira em torno do casal de namorados, Cláudio e Hero que tiveram consentimento para casarem-se. O melhor amigo de Claudio, Benedito, está apaixonado pela bela porém venenosa Beatriz, mas não ousa reconhecer o seu amor por ela. Beatriz está na mesma situação. Os dois vivem discutindo e brigando. Claudio, Hero, Dom Pedro de Aragão, entre outros resolvem divertir-se com a situação dos apaixonados. Eles dizem para Beatriz que Benedito está apaixonado por ela, e dizem para Benedito que Beatriz está apaixonada por eles e os dois acabam virando namorados. Tudo acontece enquanto o malvado Dom João, irmão bastardo de Dom Pedro, planeja Beijar margarida na frente de Cláudio, para que ele achasse que fosse sua amada Hero. Cláudio, quando vê a cena, realmente acha que Hero estava o traindo, e briga com ela. No final, tudo fica esclarecido e Cláudio e Hero se casam, assim como Beatriz e Benedito.
Elainy

A tragédia shakespeariana Júlio César, escrita entre 1598 e 1599, é a primeira do autor a tratar da história romana. Produzida ainda no início da carreira do bardo (Shakespeare começou a escrever textos teatrais entre 1590 e 1592), reflete a necessidade, por parte do autor, de buscar na história antiga subsídios para sua compreensão do mundo e do humano.
Nessa peça em cinco atos, é retratada a queda de Júlio César: o complô contra ele, o seu assassinato, a traição de Brútus e a fúria indignada de Marco Antônio, seu fiel seguidor, que protagoniza em Júlio César um dos mais célebres monólogos da história do teatro. O texto trata de grandes homens – César, Marco Antônio, Cássio, Brútus, Otávio –, da cobiça pelo poder, da natureza psicológica do forte e do fraco, da traição e da lealdade e das ironias da História.
Filipe Praxedes

Os Dois Cavalheiros de Verona (The Two Gentlemen of Verona, no original em inglês) é uma das primeiras comédias de William Shakespeare. De todas as peças de Shakespeare, Os Dois Cavalheiros... possui o menor elenco e, consecutivamente, o menor número de personagens, e é a primeira peça sua em que uma heroína veste-se como um rapaz. Aborda os temas da amizade e da infidelidade. Para alguns, o destaque da peça vai para a personagem Launce, cavalheiro com Proteu, e seu cachorro Caranguejo.
A data de criação de Os Dois Cavalheiros de Verona.. é desconhecida,foi publicada em 1598 porém pensa-se que pode ter sido escrita em princípios de 1590 , geralmente acredita-se ter sido um dos primeiros trabalhos de Shakespeare.